Guest  

 
Search: 
Search By: SubjectAbstractAuthorTitleFull-Text

 

Showing 1 through 1 of 1 records.
2009 - ISA - ABRI JOINT INTERNATIONAL MEETING Pages: 24 pages || Words: 10521 words || 
Info
1. Rizzi, Kamilla. "Comentários sobre a influência da CPLP na política externa brasileira para os PALOP no pós-Guerra Fria (1989-2006)" Paper presented at the annual meeting of the ISA - ABRI JOINT INTERNATIONAL MEETING, Pontifical Catholic University, Rio de Janeiro Campus (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Brazil, Jul 22, 2009 Online <PDF>. 2019-12-11 <http://citation.allacademic.com/meta/p381181_index.html>
Publication Type: Conference Paper/Unpublished Manuscript
Review Method: Peer Reviewed
Abstract: A pesquisa, em fase inicial de execução, propõe a análise da política externa brasileira para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), no período compreendido entre 1996 e 2006. Este recorte temporal foi adotado em função da criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), compreendendo Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe (além do Timor Leste, que não faz parte da presente pesquisa).
O pressuposto central vislumbra que essas relações sofreram considerável aumento de intensidade e diversidade, depois da criação da CPLP, principalmente nas questões de cooperação intra-sociedade civil. Essas questões relacionadas à sociedade civil serão analisadas de forma intermediária com os demais objetivos da Comunidade: concertação político-diplomática entre os seus membros em matéria de relações internacionais, a cooperação (particularmente nos domínios econômico, social, cultural, jurídico e técnico-científico) e a materialização de projetos de promoção e difusão da língua portuguesa.
Logo, se buscará mostrar – através da análise de documentos oficiais do Ministério das Relações Exteriores e da Comunidade (Tratados, discursos, atos bilaterais e estatísticas de comércio exterior), bem como com análise bibliográfica –, como o estabelecimento da Comunidade reativou gradualmente os contatos entre o Brasil e os PALOP.


©2019 All Academic, Inc.   |   All Academic Privacy Policy