Guest  

 
Search: 
Search By: SubjectAbstractAuthorTitleFull-Text

 

Showing 1 through 5 of 386 records.
Pages: Previous - 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 ... 78 - Next  Jump:
2009 - ISA - ABRI JOINT INTERNATIONAL MEETING Pages: 27 pages || Words: 10179 words || 
Info
1. Costa, Rogerio. "Instituições na Integração da América do Sul: identificação da estratégia da Política Externa brasileira no Governo Lula" Paper presented at the annual meeting of the ISA - ABRI JOINT INTERNATIONAL MEETING, Pontifical Catholic University, Rio de Janeiro Campus (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Brazil, Jul 22, 2009 Online <APPLICATION/PDF>. 2020-02-27 <http://citation.allacademic.com/meta/p381506_index.html>
Publication Type: Conference Paper/Unpublished Manuscript
Review Method: Peer Reviewed
Abstract: O tema geral do trabalho que se propõe a apresentar circunscreve-se em torno dos processos de integração na América do Sul, com enfoque nas suas instituições, pressupondo que do tipo de instituições criadas resulta certo nível de aprofundamento da integração. Dado que o Brasil fora o formulador do conceito de América do Sul, o aglutinador da primeira e das sucedâneas reuniões de presidentes da América do Sul até a criação da Unasul, além de ser o país de maior importância econômica e política regional e, em relação a esta, em âmbito internacional, a integração na América do Sul dependerá muito de como o Brasil a insere em sua estratégia de Política Externa. Ou seja, se a Política Externa brasileira adotar a América do Sul como elemento central para as pretensões do país nas Relações Internacionais, a tendência é que a integração tenha instituições densas e aprofundadas. Se, ao contrário, a América do Sul for importante, mas não central para a Política Externa do Brasil, então dever-se-á ter na região uma integração com nível mínimo de aprofundamento institucional.

Diante deste quadro, analisar os discursos e as ações da Política Externa brasileira para a integração da América do Sul em termos institucionais nos últimos anos, é descortinar um pouco o papel desta integração regional na estratégia global de inserção internacional do país. O período que se inicia em 2003 é particularmente importante, haja vista que ele não só representa uma continuidade da iniciativa brasileira de 2000, mas capta a ênfase que o Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem dado ao processo de integração na América do Sul.

Assim, este trabalho pretende, dentro da problemática, delimitação temática e foco supra apresentados, responder à seguinte pergunta de pesquisa:

Que tipo de instituições a Política Externa brasileira tem privilegiado nos discursos e ações relativos à integração sulamericana durante o governo Lula?

O trabalho possui como objetivo geral explicar o tipo de instituições que a Política Externa brasileira tem privilegiado para a integração da América do Sul a partir da análise dos discursos e ações durante o governo Lula.

2019 - LASA Words: 252 words || 
Info
2. Cruz, Ana Paula. "Contexturas das terras no vale do Iguape no Recôncavo da Bahia: uma perspectiva da história social da agricultura." Paper presented at the annual meeting of the LASA, Boston Marriott Copley Place, Boston, MA, USA, May 24, 2019 <Not Available>. 2020-02-27 <http://citation.allacademic.com/meta/p1458634_index.html>
Publication Type: Session Paper
Review Method: Peer Reviewed
Abstract: A presente pesquisa, propõe investigar as lutas por terras na Freguesia de São Thiago do Iguape, entre os anos de 1888-1950, recorte de tempo compreendido aqui como demarcador de uma sociedade de pós-abolição, caracterizada pelas tensões de lidar com o fim do sistema escravista. Considerando o pós-abolição como uma chave de análise importante para compreender a inserção social da população negra, em meio a reestruturação dos recursos de poder, no mundo rural, lócus de relações sociais e étnicas tão desigual (MATTOS, 2013) Incluo o meu trabalho no campo de pesquisas da História Social da abolição e pós-abolição, que tem contribuído para alargar as discussões acerca da relação emancipados\terra, estudos preocupados com o acesso à terra por parte dos ex-escravizados e a dificuldade para manutenção desta, durante a primeira metade do século XX.Buscarei compreender, os conflitos em relação as terras e como a população negra agenciou estratégias de acesso e permanência a estas na Freguesia do Iguape, apresentando algumas delimitações e especificações do território de pesquisa, traçando o perfil social e étnico dos moradores do ambiente rural, sobretudo, discutindo suas relações familiares e de trabalho. A Freguesia de São Thiago do Iguape, pertenceu ao Termo da Comarca de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, durante o período escravocrata estava entre as regiões com maior concentração de engenhos de açúcar, dessa forma, considero importante investigar as comunidades que se formaram no território da antiga Freguesia de São Thiago do Iguape (18 comunidades quilombolas), enquanto espaço historicamente ocupados por populações negras descendentes do cativeiro.

2019 - LASA Words: 113 words || 
Info
3. Freire, Américo. "Da biografia à prosopografia: intelectuais cristãos e a redes da Teologia da Libertação no Brasil" Paper presented at the annual meeting of the LASA, Boston Marriott Copley Place, Boston, MA, USA, <Not Available>. 2020-02-27 <http://citation.allacademic.com/meta/p1459169_index.html>
Publication Type: Session Paper
Abstract: A comunicação apresenta resultados de investigação que tem como objeto a trajetória do Emaús – uma articulação de intelectuais e militantes cristãos que teve papel-chave na conformação e da divulgação da Teologia da Libertação no Brasil nas últimas quatro décadas. Dois eixos de análise serão privilegiados. O primeiro será de cunho metodológico e tem como proposta levantar questões sobre o uso dos métodos biográfico e prosopográfico na pesquisa. O segundo tem caráter conceitual e historiográfico tendo em vista refletir sobre o caráter próprio do Emaús como um determinado tipo de formação cultural (WILLIAMS, Raymond) e sobre seu papel político-cultural como propagador da Teologia da Libertação no contexto da democratização brasileira.
Palavras-chave: Biografia-Proposopografia-Emaús-Teologia da Libertação-Democratização

2019 - LASA Words: 243 words || 
Info
4. Abdalla, María de Fátima Barbosa. "As marcas da formação e da profissionalização docente para o contexto de diversidade cultural e da inclusão" Paper presented at the annual meeting of the LASA, Boston Marriott Copley Place, Boston, MA, USA, May 24, 2019 <Not Available>. 2020-02-27 <http://citation.allacademic.com/meta/p1458101_index.html>
Publication Type: Session Paper
Review Method: Peer Reviewed
Abstract: Este texto baseia-se em uma pesquisa mais ampla, que consiste em analisar a formação e a profissionalização docente para o contexto da diversidade cultural e de inclusão, colocando o foco nas políticas educacionais, nas representações e nas práticas. Nas últimas décadas, o multiculturalismo ganha espaço nas políticas públicas, e as questões em torno da pluralidade/diversidade cultural vêm sendo assumidas em uma perspectiva de educação inclusiva e comprometida com a justiça social. A pesquisa se fundamenta na teoria da ação (BOURDIEU, 1997, 1998) e na teoria das representações sociais (MOSCOVICI, 2003, 2012), tendo como objetivos: analisar as disposições legais e a produção de conhecimento de entidades/associações científicas brasileiras sobre a formação e a profissionalização docente frente às questões da diversidade e da inclusão; e acompanhar os desafios da prática docente de professores em contextos de situações vulneráveis, incluindo, aí, os campos de refugiados. Evidencia-se, também, que 36% dos refugiados da América Latina se concentram em São Paulo/Brasil (ACNUR, 2016), onde se desenvolve a pesquisa. Trata-se de uma investigação qualitativa que se apresenta em três etapas: pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário e observação de aulas com foco em situações interativas. Por meio da análise documental e de conteúdo, são identificadas três dimensões de análise: contextual/política, cultural e identitária/profissional. Pretende-se, assim, ressignificar as marcas da formação e profissionalização docente para que seja possível compreender o multiculturalismo como um campo teórico, prático e político, que busca respostas para a diversidade e para a inclusão na educação brasileira.

2019 - LASA Words: 248 words || 
Info
5. Cerdeira, Luisa. and Machado, Maria de. "O Espaço da Educação Superior de Língua Portuguesa- os Desafios da Internacionalização e da Cooperação" Paper presented at the annual meeting of the LASA, Boston Marriott Copley Place, Boston, MA, USA, <Not Available>. 2020-02-27 <http://citation.allacademic.com/meta/p1465638_index.html>
Publication Type: Session Paper
Abstract: Os desafios que se colocam à grande maioria dos sistemas de ensino superior são muitos e diversificados. Estamos perante o desafio de fazer crescer o ensino superior, ao mesmo tempo que se aponta para o reforço dos mecanismos de garantia da qualidade e para a promoção de estratégias de inclusão do ensino superior.
Simultaneamente, estes desafios tem de ser ganhos com a colaboração e mesmo competição internacional. No dizer de António Nóvoa (2013), a internacionalização assume uma dimensão vital na vida das Universidades “É necessário discutir dentro, olhar para fora e … assumir compromissos e voltar para dentro”.
Neste contexto, em que ponto se encontram os Países e Regiões de Língua Portuguesa? O Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa registrou também um franco crescimento, ainda que a ritmo e em contextos diversos. A realidade do Ensino Superior para o conjunto destes países mostra um crescimento acelerado, com o número de estudantes inscritos a triplicar entre 1999 e 2015, passando de menos de 2,8 milhões para cerca de 9 milhões de estudantes (Nações Unidas, UNdata).
Nesta comunicação pretende-se abordar o contexto do sistema de ensino superior e das instituições do ensino superior nos países e regiões de língua portuguesa, contextualizando as questões da internacionalização e a evolução recente deste subsetor, apresentando a experiência da cooperação na formação graduada e pós-graduada, na formação de redes de investigação e cooperação e em outras formas de intercâmbio e mobilidade de docentes e estudantes.
Palavras-chave: Educação superior e inclusão, internacionalização e cooperação

Pages: Previous - 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 ... 78 - Next  Jump:

©2020 All Academic, Inc.   |   All Academic Privacy Policy