Guest  

 
Search: 
Search By: SubjectAbstractAuthorTitleFull-Text

 

Showing 1 through 5 of 97 records.
Pages: Previous - 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 ... 20 - Next  Jump:
2019 - LASA Words: 251 words || 
Info
1. Leiria, Filipe. "Previdência ou Imprevidência? A Experiência Brasileira no Contexto da América Latina" Paper presented at the annual meeting of the LASA, Boston Marriott Copley Place, Boston, MA, USA, May 24, 2019 <Not Available>. 2019-12-11 <http://citation.allacademic.com/meta/p1461357_index.html>
Publication Type: Session Paper
Review Method: Peer Reviewed
Abstract: No campo das políticas previdenciárias há uma ampla discussão sobre o modelo mais adequado em termos de participação do estado para enfrentar as mudanças demográficas. Assim os modelos de repartição simples (Pay as you go) ou de capitalização individual (funding) constituem um eixo desse debate. Na América Latina não tem sido diferente, onde Chile representa a experiência paradigmática de funding deixando a provisão de aposentadorias essencialmente para mercado financeiro. Já países como Brasil optaram por ajustar parâmetros da política previdenciária a fim de preservar a sustentabilidade da provisão de aposentadorias pelo Estado no modelo Pay as you go. Contudo, considerando o contexto de um histórico de baixos investimentos em políticas sociais, um processo incompleto de desenvolvimento da cidadania, qual tem sido o impacto dessas políticas?
Visando avançar nessa questão, o trabalho a ser desenvolvido pretende analisar o caso da experiência dos entes subnacionais brasileiros onde na previdência dos servidores públicos coexistem os sistemas, Pay as You Go e funding. Para tanto, o trabalho será organizado em (03) três etapas. Na primeira são abordadas as discussões teóricas em torno do tema da previdência, as experiências da América Latina e o contexto de aspectos transversais como o mundo do trabalho. Posteriormente, aborda-se a experiência específica do Brasil identificando as principais medidas adotadas, avaliando o impacto das mesmas através de um banco de dados a ser elaborado com informações públicas. Finalmente, na terceira etapa são apresentadas as conclusões e perspectivas das políticas previdenciárias em especial no Brasil e aspectos gerais para América Latina.

2019 - LASA Words: 246 words || 
Info
2. Jaquetto Pereira, Bruna. "Tornar-se negra: vivências afetivo-sexuais de mulheres negras durante a infância e adolescência" Paper presented at the annual meeting of the LASA, Boston Marriott Copley Place, Boston, MA, USA, May 24, 2019 <Not Available>. 2019-12-11 <http://citation.allacademic.com/meta/p1464884_index.html>
Publication Type: Session Paper
Review Method: Peer Reviewed
Abstract: Para minha pesquisa de doutorado, na qual investigo a maneira como interseccionalidades de gênero e raça conformam as trajetórias afetivo-sexuais de mulheres negras, conduzi entrevistas com 16 mulheres negras de perfis variados e que habitavam a região do Distrito Federal. Questionadas sobre suas primeiras experiências afetivo-sexuais, as participantes discorreram espontaneamente sobre interações no espaço da família e também da escola e da rua.
As famílias transmitiram às entrevistadas, a partir de instruções e práticas, informações sobre quem elas são e sobre como se posicionam diante das outras pessoas, assim como sobre as configurações possíveis e valores considerados adequados para se viver a afetividade e a sexualidade. Noções racializadas de beleza e feiúra e a imagem da "mãe solteira" - como estereótipo ou experiência típica de mulheres negras - foram mobilizadas para tais propósitos. Nos espaços da escola e da rua, as entrevistadas assimilaram significados adicionais atribuído à feminilidade negra, e ainda travaram as suas primeiras experiências afetivo-sexuais. Em jogos, brincadeiras ou interações, situações de rejeição afetiva e a associação a uma sexualidade exacerbada foram frequentes.
Interações na família, na escola e na rua foram relevantes para a configuração da subjetividade das entrevistadas, influenciando suas vivências posteriores. Aí, elas foram socializadas quanto aos padrões genderizados e racializados de moralidade sexual e estética feminina. As compreensões adquiridas nessa fase inicial de suas vidas tiveram grande influência para delinear o que almejam, quem desejam, as escolhas que fazem, e para as estratégias que empregam no decorrer de sua trajetória afetivo-sexual.

2009 - ISA - ABRI JOINT INTERNATIONAL MEETING Words: 97 words || 
Info
3. "A política exterior argentina e o Brasil(2003-2008): convergências e divergências" Paper presented at the annual meeting of the ISA - ABRI JOINT INTERNATIONAL MEETING, Pontifical Catholic University, Rio de Janeiro Campus (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Brazil, Jul 22, 2009 <Not Available>. 2019-12-11 <http://citation.allacademic.com/meta/p380815_index.html>
Publication Type: Conference Paper/Unpublished Manuscript
Abstract: A presente comunicação apresenta uma síntese da política exterior sob os governos de Néstor Kirchner e Cristina de Kirchner, entre os anos de 2003 e 2008, e procura avaliar os efeitos de tal política sobre o relacionamento bilateral. A conclusão a que chega é que os dois países se encontram em distintos pontos de suas trajetórias econômicas e políticas e que as causas das dificuldades encontradas no âmbito da integração regional - e mesmo do Mercosul - devem ser buscadas nos processos políticos internos e não em suas políticas exteriores, bastante semelhantes do ponto de vista conceitual.

2009 - ISA - ABRI JOINT INTERNATIONAL MEETING Pages: 13 pages || Words: 4424 words || 
Info
4. Rodrigues, Diego. "Instituições Internacionais e Accountability: a aderência do regime de mudanças climáticas na ONU e a dupla contigência decisividade-resolutividade" Paper presented at the annual meeting of the ISA - ABRI JOINT INTERNATIONAL MEETING, Pontifical Catholic University, Rio de Janeiro Campus (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Brazil, Jul 22, 2009 Online <PDF>. 2019-12-11 <http://citation.allacademic.com/meta/p381236_index.html>
Publication Type: Conference Paper/Unpublished Manuscript
Review Method: Peer Reviewed
Abstract: Um instrumento conceitual utilizado na teoria política contemporânea e com inferência propositiva interessante para a explicação da aderência do regime de mudanças climáticas no arranjo institucional onusiano é o de accountability. Embora seja instrumentalizado na teoria democrática, o conceito de accountability é proveitoso se dimensionado na conformação de responsividade. Responsividade adequada, neste caso de apropriação conceitual, a um desenho de uma instituição internacional, no caso a ONU e seus organismos relativos às mudanças climáticas, e que não tem em seu quadro institucional a relação principal-agent característico da inserção do conceito explicativo de accountability. Esse quadro aparentemente indispõe uma transposição conceitual. Mas, acreditamos, apenas aparentemente. Ele é salutar no sentido de observar que responsividade, inferida institucionalmente ante um regime internacional, traz em seu ensejo uma dupla contigência de parâmetros: a decisividade e a resolutividade no trato de um regime.No quadro institucional onusiano, embora inexista a relação principal-agent, é possível visualizar a decisividade em sua configuração institucional no âmbito de sua competência em disseminar entre seus membros um regime (como o ambiental), restringindo a aplicação desse regime às instâncias decisórias da instituição. Quanto ao segundo parâmetro se caracterizaria pela competência de manutenção do regime. Nesse aspecto, a quantidade de atores com poderes de veto influencia diretamente na resolução dessa questão. Nesse sentido, as implicações políticas das mudanças climáticas no desenho institucional da ONU destacam déficits institucionais ancorados na dupla contigência de decisividade e resolutividade na sustentação de regimes ambientais internacionais e nas implicações político-institucionais das mudanças climáticas.

2019 - LASA Words: 217 words || 
Info
5. de Moraes, Lidiana. ""Da Sobrevivência à Escrevivência": Female Resilience in Conceição Evaristo's "Ponciá Vicêncio"" Paper presented at the annual meeting of the LASA, Boston Marriott Copley Place, Boston, MA, USA, May 23, 2019 <Not Available>. 2019-12-11 <http://citation.allacademic.com/meta/p1465598_index.html>
Publication Type: Session Paper
Review Method: Peer Reviewed
Abstract: In the novel, Ponciá Vicêncio (2003), the reader follows the journey of the title character as a child in the Brazilian countryside into her adulthood lived in an urban center where she seeks a better life for herself and her family. She is a descendant of slaves, divided between the responsibility of honoring her ancestry and writing her own story. However, we are not only talking about a Bildungsroman, but also about female survival. In “Gênero e Etnia: uma Escre(vivência) da Dupla Face” (“Gender and Ethnicity: a ‘escre(vivência)’ of a double face”) (2005), Conceição Evaristo describes her literary project as a commitment to “autorrepresentação” (self-representation) because “A escre(vivência) das mulheres negras explicita as aventuras e as desventuras de quem conhece uma dupla condição, que a sociedade teima em querer inferiorizada, mulher e negra.” (204) (“The ‘escre(vivência)’ of black women explains the adventures and misadventures of those who know their double condition, the ones that society insists in wanting to make smaller, woman and black”). To that end, I argue that Ponciá personifies social and political resilience through the violence she endures against her body and mind. What is more, by facing the challenge of leaving her home, she embodies powerful opposition to a male-dominated social order that seeks to subjugate her doubly as an Afro-Brazilian woman.

Pages: Previous - 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 ... 20 - Next  Jump:

©2019 All Academic, Inc.   |   All Academic Privacy Policy